27 de agosto de 2019

Por essa a gente não esperava...

Pois é meu povo, obra é um trem cheio de imprevistos e o nosso primeiro "susto" foi logo no início.

Quando fizeram o rebaixo no terreno, para fazer o muro de arrimo, começou a fluir muita água 😩

E agora? O que fazer? Essa é a primeira obra da minha vida e a sensação que tive ao ver as imagens que o empreiteiro nos enviou foi muito ruim.

Aí entra a parte mais importante do planejamento de uma obra, escolher muito bem a equipe de trabalho. Acreditem, isso faz toda diferença, ainda mais no nosso caso em que administramos a obra à distância. A equipe que trabalha na nossa obra é muito comprometida e rapidamente nos deu uma solução.



Por que isso aconteceu? No caso do nosso terreno existe uma camada de rocha e isso impedia que as águas fluviais penetrassem na terra. O lençol freático ficou acima dessa rocha e ao cavar a água começou a fluir.

A Solução


Essa água não poderia estar em contato com a casa, isso provocaria muitas infiltrações e até possíveis problemas estruturais.

A solução foi a seguinte: fizeram uma vala que foi forrada com manta geotêxtil e preenchida com pedras (retalhos de quartzito). Desse modo, a água será levada pelo dreno evitando que o terreno fique encharcado.

Vala forrada com manta geotextil preenchida com pedras para dar vazão à água que fica na parte superficial do terreno.
Dreno 
Fico pensando, se não tivéssemos começado a obra ainda durante o período das chuvas, talvez não teríamos conhecimento dessa água, o problema só apareceria depois.
Agora que estamos na seca a água parou de verter.



Continua... Gabarito, baldrame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram

Topo